Início SEGURANÇA PÚBLICA Homem é preso por operar ‘central de golpes’ virtuais em Copacabana

Homem é preso por operar ‘central de golpes’ virtuais em Copacabana

Um homem foi detido pela Polícia Civil sob a acusação de comandar uma base de crimes cibernéticos em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. Identificado como Vitor Oliveira Souza, ele foi encontrado em um apartamento localizado na Avenida Princesa Isabel.

De acordo com os investigadores, o local era usado para o envio de mensagens enganosas com links maliciosos. A ação contou com o apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Segundo o delegado Tulio Pelosi, responsável pela 64ª Delegacia de Polícia (São João de Meriti), o esquema utilizava uma antena clandestina para interceptar sinais de celulares nas proximidades. A partir disso, eram disparadas mensagens de texto que imitavam perfeitamente comunicações bancárias. Ao clicar no link, as vítimas tinham seus dispositivos comprometidos pela rede criminosa.

“A antena ilegal captava os sinais dos celulares próximos e, por meio de um SMS com a aparência de instituições financeiras, induzia a vítima a clicar no link. A partir daí, o celular era invadido”, explicou Pelosi.

O delegado também informou que a primeira etapa da operação teve como objetivo localizar o ponto de origem dos golpes. “Agora, vamos focar na coleta de provas, identificação de vítimas e apuração de outros envolvidos”, acrescentou.

Até o momento, a defesa de Vitor não foi localizada para comentar o caso.

Sair da versão mobile