O estado do Rio recebeu mais de 1,6 milhão de turistas estrangeiros nos primeiros nove meses deste ano – a maior parte deles aqui na capital, segundo dados da Embratur e da Secretaria Municipal de Turismo. Diante do boom turístico na cidade, a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, em parceria com o HotéisRIO (Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), promove no próximo dia 28 a segunda edição do “Trabalha Rio Hotéis”.
Mais uma vez, a feira de empregabilidade voltada para o setor hoteleiro será realizada em Copacabana, de 9h às 17h. Além de vagas de emprego, serão oferecidas palestras e inscrições em cursos profissionalizantes. Para participar, é obrigatório fazer agendamento no link https://bit.ly/Feira_Empregabilidade_SMTE_HoteisRio. As vagas são limitadas e os participantes receberão a confirmação de sua participação por meio de WhatsApp, inclusive com o horário que deverão comparecer ao evento.
— Apenas este ano o turismo injetou R$ 10,6 bilhões na economia fluminense e criou 198 mil empregos, de acordo com pesquisa recém-divulgada pelo Instituto Fecomércio. A força motriz do turismo nacional tem nome: cidade do Rio de Janeiro. O prefeito Eduardo Paes é promotor dessa força e os dados refletem o avanço do setor e a importância de seguirmos investindo nele para impulsionar o desenvolvimento da cidade — assinala o secretário municipal de Trabalho e Renda, Manoel Vieira.
De acordo com o subsecretário de Trabalho e Qualificação da SMTE, Charbel Zaib, os participantes da feira terão a oportunidade de conhecer as vagas abertas nos hotéis cariocas, entregar seus currículos e se candidatar a cargos permanentes ou contratações temporárias. Voltado para quem busca oportunidades no mercado de hospitalidade, um dos setores que mais gera trabalho formal no Rio, o encontro contará com a participação dos hotéis associados ao HotéisRIO — sindicato que representa mais de 700 meios de hospedagem na cidade.
— O Rio tem um calendário recheado de eventos e, com as festas de fim de ano, aumenta o número de visitantes na cidade. E, quanto mais visitantes, mais aquecida fica a economia e mais empregos são gerados — lembra Charbel Zaib.
Para Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO, a ideia é mesmo ampliar a oferta de empregos na cidade:
— Nosso objetivo é ampliar ainda mais as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e fortalecer o vínculo entre os hotéis e os profissionais que desejam construir carreira na hospitalidade. A feira se consolidou como um importante canal de aproximação e geração de empregos, reafirmando o compromisso do setor com o desenvolvimento social e econômico da cidade.
O presidente da ABIH-RJ, José Domingo Bouzon, destaca a importância de parcerias para o desenvolvimento do turismo na cidade.
— A hotelaria tem papel fundamental na retomada do emprego e na formação de novos profissionais. Essa nova edição reforça o sucesso da parceria com a SMTE e o compromisso do setor em investir em qualificação e inclusão, abrindo portas para quem busca uma oportunidade real de crescimento no turismo