Início RIO DE JANEIRO Turista é flagrado escalando o Morro da Urca sem equipamento de segurança

Turista é flagrado escalando o Morro da Urca sem equipamento de segurança

Um homem foi flagrado colocando a própria vida em risco ao tentar escalar o Morro da Urca, no Rio de Janeiro, sem qualquer tipo de equipamento de segurança. A cena inusitada foi registrada por frequentadores do local e viralizou nas redes sociais no último fim de semana.

O vídeo mostra o homem subindo uma das encostas rochosas do morro, que faz parte do famoso complexo turístico do Pão de Açúcar. Visivelmente sem apoio técnico ou acompanhamento profissional, ele se apoia diretamente nas pedras com as mãos e os pés, em uma tentativa arriscada de progressão. Em determinados momentos, ele chega a escorregar, gerando tensão entre os espectadores.

Apesar da popularidade da região entre praticantes de esportes ao ar livre, como trilhas e escalada, as atividades costumam ser feitas com o uso de equipamentos adequados e sob supervisão especializada. A escalada sem proteção é extremamente perigosa, podendo resultar em quedas fatais.

Até o momento, não há informações sobre a identidade do homem ou se ele conseguiu completar a escalada com sucesso. A administração do Parque Bondinho Pão de Açúcar ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso.

Especialistas alertam para os riscos de aventuras sem planejamento ou estrutura: “A escalada esportiva exige preparo físico, técnica e, principalmente, segurança. Uma ação como essa pode terminar em tragédia”, afirma um guia de montanha da região.

Sair da versão mobile